top of page

Uma estátua de ookuninushi no santuário​

Matsu

Izumo Taisha (出雲大社) está localizado na cidade de Izumo, em Shimane-ken. É um dos mais antigos e mais importantes santuários do Japão. Não há registros de exatamente quando Izumo Taisha foi construído, mas é considerado o mais antigo santuário no Japão, pois existem registros da existência no início dos anos 700 d.c.,  como revelado pela crônicas mais antigas do país.

Izumo foi utilizado para ser governado por um poderoso clã em tempos pré-históricos, e a região desempenha um papel central na criação da mitologia japonesa.

A principal divindade (kami) consagrado no Izumo Taisha é ookuninushi. De acordo com os mitos de criação, ookuninushi foi o criador da terra do Japão e da região de Izumo. Ele também se tornou conhecido como a divindade de bons relacionamentos e casamento. Os visitantes, por conseguinte, batem palmas quatro vezes em vez das habituais duas palmas durante suas orações: duas vezes para si e duas vezes para os seus parceiros reais ou desejados.

Indo além dos pinheiros, finalmente, leva a um Portal (Torii) de bronze, a entrada para o santuário. Imediatamente após a entrada, os visitantes serão confrontados por uma estrutura de madeira muito bonita com uma enorme corda sagrada de palha (shimenawa) pendurado em metade do seu comprimento. Este é o corredor de adoração (Haiden). O shimenawa indica a presença de uma divindade e separa espaço divina do reino mortal. Grandes shimenawa são uma característica da região de Izumo, encontrada também em outros santuários na área.

Atrás do corredor de adoração está o Main Hall (Honden) a 24 metros de altura, tornando-se o  santuário mais alto do Japão. A estrutura atual foi construída em 1744 num estilo arquitetônico puramente japonês chamado Taisha-zukuri, que antecede a chegada do budismo para o Japão e as influências nativas que tiveram na arquitetura santuário.

O salão principal, juntamente com alguns menores edifícios do santuário são cercados por dois conjuntos de cercas que delimitam santuários internos não acessíveis a visitantes em geral. No entanto, é possível caminhar ao redor da cerca externa e visualizar vários  santuários em torno dele. Entre elas estão duas estruturas de madeira longas em ambos os lados do santuário principal, chamados Jukusha, que servem como os alojamentos para os oito milhões de divindades quando eles se reúnem no santuário para a sua reunião anual.

Todos os anos, a partir do 10º ao 17º dia do mês lunar 10 (cai geralmente em novembro),  oito milhões de divindades shintoístas de toda a terra se reúnem em Izumo Taisha para uma reunião. É por esta razão que o mês lunar 10 é conhecido como Kamiarizuki ("mês com divindades") em Izumo, e Kannazuki ("mês sem divindades") em qualquer outro lugar no Japão. Como por tradição, o Festival Kamiari é realizada no santuário durante este período.

A principal entrada ao santuário começa em um gigante Portal (Torii) e uma rua comercial ladeada por lojas e restaurantes. No final da rua está um grande Portal (Torii) de madeira, que marca a entrada do santuário. Continuando para o norte, a entrada leva  à Matsu, onde a trilha é dividida em três pistas por duas fileiras de pinheiros. Os visitantes devem abster-se de tomar a pista central, pois é o caminho reservado para as divindades.

Main Hall (Honden) cercado por dois conjuntos de cercas

Jukusha - hospedagens para as divindades que visitam

Até 1744, Izumo Taisha costumava ser periodicamente reconstruída, como o Santuários de Ise.Desde então, a tradição foi mantida, apenas com reformas em vez de reconstruções completas, realizadas uma vez aproximadamente a cada 60 anos. A mais recente, começou em 2008 e foi concluída em sua maioria em 2013, quando o andaime de construção em todo o salão principal foi removido e a divindade se mudou de volta para dentro do prédio. Alguns trabalhos menores, incluindo a renovação dos edifícios Jukusha, vai continuar até março 2016, mas não deve ter um impacto importante sobre a visita ao santuário.

No canto sudeste do santuário, se encontra um salão de tesouro que exibe pinturas, documentos e recipientes ricamente ornamentados, bem como um modelo de como Izumo Taisha era no passado, quando se situava em altos pilares. A leste do  santuário se encontra o Museu de Shimane Izumo antigo, onde os visitantes podem aprender ainda mais sobre o santuário e da região de Izumo.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

bottom of page